13 912 respostas a inquérito do Vaticano em Lisboa

O Patriarcado de Lisboa anunciou hoje que recolheu 13 912 respostas ao questionário preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano de 5 a 19 de Outubro de 2014.

De acordo com a nota do Patriarcado, durante as três semanas em que o questionário esteve disponível online foram obtidas 13 912 respostas, "algumas de caráter individual, outras manifestamente resultantes da reflexão de grupos, movimentos ou comunidades paroquiais".

"De todos os participantes a maioria são leigos (93,97%), sendo que 2,16% são sacerdotes e 3,87% consagrados", salienta a nota do gabinete de imprensa do patriarcado. Relativamente à distribuição etária dos participantes foram recolhidas respostas de pessoas entre os 8 e os 92 anos, sendo que 64% têm entre 30 e 59 anos e 17% têm mais de 60 anos.

Em termos de género foi obtida uma participação ligeiramente maior por parte do sexo feminino (56,04%). "Apesar de ser um questionário disponibilizado pela Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, houve 3 494 pessoas a responder ao questionário provenientes de outras dioceses", salienta-se ainda.

Agora o Patriarcado de Lisboa irá procurar sintetizar todas as respostas recolhidas para, até ao final de Dezembro de 2013, a enviar" para a Conferência Episcopal Portuguesa juntamente com todas as respostas individuais ao questionário e as reflexões das comunidades, permitindo a sua inclusão no contributo nacional que será entregue à Secretaria do Sínodo até ao final de Janeiro de 2014". O anonimato dos respondentes é garantido em todo o processo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG