Vítor Gaspar "passou a ser um astrólogo"
Os erros do ministro das Finanças nos cálculos do desemprego, recessão e défice levaram Marcelo Rebelo de Sousa a apelidá-lo de "astrólogo". No seu comentário semanal na TVI, o professor disse que Vítor Gaspar "perdeu larguissimamente a credibilidade".
Marcelo Rebelo de Sousa diz que assistir à conferência de imprensa que o ministro das Finanças deu esta semana, onde admitiu que as previsões do Governo em relação ao desemprego, recessão e défice estavam erradas, foi doloroso. "Parecia um bom aluno que vem confessar que reprovou o ano e várias vezes".
Falhas nas previsões que criaram "um problema de fundo": "como é que os portugueses podem acreditar nas previsões de Gaspar. Ele passou a ser um astrólogo", criticou o professor universitário.
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda que o Primeiro-ministro deve remodelar o executivo e que não deve esperar pelas autárquicas para o fazer. "Será tarde de mais".
Este é também o momento, segundo o comentador, para o Presidente da República convocar o Conselho de Estado, que tenha como objetivo "fazer pontes entre o PS e o Governo como já foi feito anteriormente para aprovar pelo menos dois Orçamento do Estado".