Verba de sete milhões de euros para forças de segurança é "insuficiente"

As estruturas que representam os elementos das forças de segurança consideraram hoje que a verba de cerca de sete milhões anunciada pelo primeiro-ministro é "insuficiente" para colocar todos os membros da PSP e GNR nas novas tabelas remuneratórias.

No âmbito da discussão na generalidade do Orçamento de Estado, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou que existe uma verba de cerca de sete milhões de euros para corrigir as "situações mais gritantes" das "injustiças" criadas pelo "incumprimento" do estatuto remuneratório das forças de segurança. O presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que o investimento "é por si só já positivo, mas "não é suficiente para resolver o problema na generalidade".

Para o presidente do maior sindicato da PSP, o anúncio do primeiro-ministro resolve "uma pequena parte do problema", tendo em conta que a grande maioria dos polícias não é colocado nas novas posições remuneratórias. Paulo Rodrigues disse ainda que o anúncio de Passos Coelho "já não é novo", informação que já tinha sido transmitida pelo ministro da Administração Interna na última reunião com os sindicatos da Polícia. Também a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) considera que a verba de cerca de sete milhões apenas vai resolver uma parte do problema ao abranger só metade do efetivo da GNR.

"Essa verba peca por insuficiente, porque não abrange todos os elementos da GNR que se viram ultrapassados no sistema remuneratório", disse à agência Lusa o presidente da APG, José Manageiro. O presidente da maior associação profissional da GNR recordou que "não estão abrangidos os retroativos que os elementos têm direito", uma vez que o novo sistema remuneratório entrou em vigor em janeiro de 2010. José Manageiro adiantou ainda que se devem "continuar a fazer esforços para que na GNR esteja em vigor apenas um sistema remuneratório e não dois".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG