Texto polémico "fecha" blogue de apoio a Costa

Liderança socialista de Seguro comparada à de Hitler por colaborador de blogue informal de apoio à candidatura do autarca de Lisboa a secretário-geral do PS. Texto foi retirado e a página passou a ser "privada".

Um colaborador de "António", o "blog informal de apoio da candidatura de António Costa a secretário-geral do PS", de seu nome José Borges, que é o presidente da JS de Lisboa, comparou a atual liderança socialista de António José Seguro ao III Reich de Hitler.

O texto publicado esta segunda-feira foi entretanto retirado, com um esclarecimento do seu autor em que se pede desculpa "a quem se possa ter sentido pela comparação". Mas depois disso o blogue - que continua em destaque na página de blogues do Sapo - deixou de estar acessível ao público em geral: "Este blog é privado. O blog http://antonio.blogs.sapo.pt está privado. Apenas utilizadores autorizados podem aceder ao blog", lê-se ao entrar no endereço (pelas 17.30 desta segunda-feira).

José Borges escreveu, num texto intitulado "Seguro e o fim do III Reich", que "se Hitler ameaçava levar o mundo todo com ele para o abismo caso a Alemanha tombasse, assim parece agir António José Seguro do seu ninho de águia, lugar supremo da abstração e da desrazão". E acrescentou que o PS "encontra-se hoje nas garras de um homem perdido".

O post do presidente da JS lisboeta só tem uma data, dia 2 de junho. Mais tarde surgiu um "esclarecimento" em que o autor se retrata. "Num momento infeliz publiquei um post pouco correcto e que retirei por esse mesmo motivo. Pelo facto peço desculpa a quem se possa ter sentido pela comparação. A respondsabilidade atinge-me exclusivamente", escreveu José Borges.

O blogue tem como autores, entre outros, os deputados socialistas João Galamba, Isabel Moreira e Pedro Delgado Alves. O DN procurou contactar os três parlamentares, sem sucesso no caso dos dois primeiros. O último remeteu para André Couto, que é o criador do referido blogue.

Ao DN, este militante do PS, como se identificou, afirmou que nenhum dos autores "se revê naquele texto" e que o próprio autarca de Lisboa não é autor do blogue, apesar de aparecer um António Costa na lista de autores. "É uma infeliz coincidência", referindo que este outro António Costa tem o mesmo nome (que é "bastante comum") e "também é militante do PS". E sublinhou que o presidente da Câmara de Lisboa "não tinha conhecimento do blogue".

"Não faria sentido", argumentou André Couto ao DN, que o autarca fosse autor de um blogue que é de apoio à sua candidatura. O blogue está suspenso, confirmou ao DN, para "reflexão sobre o que fazer".

[texto atualizado às 18.45 com tentativa de contacto aos deputados; e às 19.45 com declarações de um dos autores, André Couto, que contextualizou as informações sobre o blogue]

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG