Soares deverá estar ausente por conselho médico

O ex-Presidente da República Mário Soares não deverá estar presente hoje na reunião do Conselho de Estado, em Belém, noticia a TSF.

Segundo a rádio, a ausência do chefe de Estado é justificada por razões médicas.

No último Conselho de Estado, em maio de 2013, Mário Soares foi o primeiro a sair, cerca das 20.00. A reunião só terminou perto da 01.00.

Soares encontra-se de férias no Algarve, motivo pelo qual terá faltado também ontem à trasladação de Sophia de Mello Breyner para o Panteão Nacional na quarta-feira.

Fontes ouvidas pela TSF referem que o ex Presidente da República se encontra em repouso e tem indicações médicas para descansar.

A mesma rádio refere ainda, aludindo às mesmas fontes, que Soares já teria manifestado "relutância" em comparecer na reunião convocada por Cavaco Silva para dia 3 de julho.

Para além de Mário Soares, integram o Conselho de Estado, por inerência dos cargos que desempenham ou ocuparam: a presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais e antigos presidentes da República eleitos na vigência da Constituição.

Integram o Conselho de Estado cinco cidadãos eleitos pelo Parlamento: António José Seguro, Manuel Alegre, Francisco Pinto Balsemão, Luís Marques Mendes e Luís Filipe Menezes.

Outras cinco pessoas designadas pelo Presidente da República completam a composição daquele órgão: João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Vítor Bento e António Bagão Félix.

O ex- Presidente da República esteve internado no hospital da Luz em janeiro, durante nove dias, na sequência de uma "indisposição" que terá sido causada por uma gripe mal curada, conforme foi na altura noticiado.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG