Sessão solene e largada da Volvo Ocean Race

As comemorações do 10 de Junho encerram hoje, num dia sempre marcado pela tradicional sessão solene e, este ano, também pela cerimónia de largada da etapa de Lisboa da regata Volvo Ocean Race.

Ainda antes da cerimónia militar marcada para as 10:00, o primeiro ponto do programa será cumprido no Forte do Bom Sucesso, onde o Presidente da República colocará uma coroa de flores no monumento aos combatentes, numa homenagem aos militares mortos.

Já na Praça do Império, terá lugar a tradicional cerimónia militar comemorativa do 10 de

Pelas 11:30, no Centro Cultural de Belém, terá início a sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com intervenções do presidente da comissão organizadora do 10 de

No ano passado, naquela que foi a sua primeira grande intervenção depois das eleições legislativas realizadas cinco dias antes, Cavaco Silva deixou apenas uma nota sobre a situação do país, frisando que não se poderia "falhar.

"Não podemos falhar. Os custos seriam incalculáveis. Assumimos compromissos perante o exterior e honramo-nos de não faltar à palavra dada", sublinhou, numa referência ao pedido de ajuda externa concretizado semanas antes pelo Governo socialista de José Sócrates, que acabou por sair derrotado das eleições legislativas do início de

"É Portugal inteiro que tem de se erguer nesta hora decisiva", um tempo de sacrifícios, de grandes responsabilidades", frisou ainda Cavaco Silva na sua intervenção em Castelo Branco, sede das comemorações do 10 de

O resto do discurso do chefe de Estado foi centrado na questão das assimetrias territoriais, apontando a frugalidade e o espírito de sacrifício do povo do interior como modelos a seguir "num tempo em que a fibra e a determinação dos portugueses estão a ser postas à prova".

Este ano, e tirando partido do facto de Lisboa ter sido escolhida como o palco das comemorações, o Presidente da República partirá da sessão solene para a doca de Pedrouços, onde irá assistir à cerimónia de largada da etapa de Lisboa da Regata Volvo Ocean Race.

Ao início da noite, no Palácio de Belém, terá lugar a sessão de apresentação de cumprimentos do corpo diplomático.

O programa oficial das comemorações do 10 de

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG