Segurança e defesa no encontro de Passos e Rajoy

Ao longo de pouco mais de seis horas, os chefes de Governo português e espanhol reúnem-se dia 9 na XXV Cimeira luso-espanhola, que irá incluir reuniões setoriais e um encontro do Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa (CLESD).

De acordo com o programa oficial da cimeira divulgado hoje, que irá decorrer na cidade do Porto, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, chegará ao aeroporto Francisco Sá Carneiro pelas 10:00, sendo recebido pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

Do aeroporto, as comitivas partirão para a Alfândega do Porto, onde cerca das 10:45 terá início o CLESD, órgão que se reuniu pela primeira vez durante a cimeira de Braga, em 2008, cumprindo assim um projeto que tinha sido anunciado na cimeira de Badajoz, em 2006.

O CLESD nasceu para "criar um novo modelo de cooperação bilateral a nível político", consolidando a importância das questões de segurança no relacionamento bilateral e num quadro de crescente cooperação policial e judicial entre os dois países.

" mesma hora, terão também início as reuniões setoriais, com os ministros da Administração Interna, Assuntos Parlamentares, Educação e Ciência, Economia e Emprego, Agricultura e Ambiente e do Ordenamento do Território, além do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro e do secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

Cerca das 11:00, e já depois de terem intervindo no CLESD, Passos Coelho e de Mariano Rajoy terão um encontro a sós, com uma duração prevista de 20 minutos, seguindo-se uma reunião alargada aos gabinetes dos chefes de Governo.

"s 11:30, e já depois do final da reunião do CLESD, terão início mais reuniões setoriais, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros e o ministro da Defesa Nacional.

Ainda antes do início da reunião plenária da XXV Cimeira luso-espanhola, marcada para as 12:15 e com uma duração prevista de uma hora, os participantes farão uma breve passagem pela exposição "Rotas do Património da Humanidade do Vale do Douro" da Fundação Rei D. Afonso Henriques.

Cerca das 13:30, e após a fotografia de família, ocorrerá a tradicional conferência de imprensa.

Antes do almoço, os dois chefes de Governo passarão pelo encerramento de um encontro empresarial para o Palácio da Bolsa, onde farão uma curta intervenção.

Do Palácio da Bolsa, Passos Coelho e Mariano Rajoy partirão para as Caves Taylor"s, onde farão uma breve prova de vinhos do Porto, ainda antes do almoço oficial.

Pelas 16:30, as comitivas partirão para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG