Ricardo Santos, perito em oceanografia

O especialista em assuntos do mar e pescas, Ricardo Serrão dos Santos, é o cientista que chega ao Parlamento Europeu como independente. Espera que a componente técnica seja muito útil na confrontação com os políticos.

Ricardo Serrão Santos

- 59 anos

- Vive em Angra do Heroísmo

- Formado em Biologia

- Era presidente do IMAR (Instituto do Mar) e do EurOcean e vice-presidente do European Marine Board. Professor e investigador da Universidade dos Açores

- Elege as áreas das pescas, agricultura e transportes.

As viagens são uma constante, o mais difícil será a adaptação à vida parlamentar. "Tenho viajado muito, a minha vida tem sido coordenar projetos de investigação e a investigação não se faz de forma isolada", começa por explica Ricardo Serrão Santos as diferenças entre a vida científica e a vida política. Concluindo: "É verdade que tenho um perfil de cientista , mas também trabalho na área da política de investigação. É uma mudança porque tem uma carga mais política do que científica e as comissões são diferentes dos comités, mas a componente técnica é fundamental".

É na qualidade de investigador que conta muitas viagens a Bruxelas, cidade onde frequenta os restaurantes portuguesas e sabe onde se come uma boa bifana.

Para já ficará em hotéis, mas o objetivo é alugar casa mais tarde, até para ter a família. Os filhos são crescidos e só a mulher fará a viagem a Bruxelas com mais frequência.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG