PS exige que Governo entregue relatório das pensões

Socialistas apresentaram requerimento a pedir ao Governo que entregue "urgentemente" o documento que terá sido elaborado por um grupo de trabalho. E acusam Executivo de falta de transparência no processo.

Em nome da bancada socialista, a deputada Sónia Fertuzinhos veio exigir esta quarta-feira que o Governo entregue "urgentemente" o relatório sobre o corte de pensões. No requerimento, a que o DN teve acesso, "os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista consideram que não é possível fazer um debate sério e informado sem que esse relatório seja disponibilizado e tornado público pelo Governo".

Em causa, está um documento pedido a um grupo de trabalho sobre a reforma dos sistemas de pensões, que o primeiro-ministro, Passos Coelho, revelou já estar nas mãos do Governo, numa entrevista à SIC, na noite de terça-feira.

O requerimento socialista recorda, no entanto, que a TSF noticiou no último domingo que os especialistas convidados pelo Executivo não tinham sido ouvidos. Hoje, o Público também informa que há especialistas que participaram nos trabalhos do grupo que desconhecem qualquer relatório.

Sónia Fertuzinhos atacou esta quarta-feira o Governo porque "ultrapassou todos os limites de falta de transparência no processo de decisão política, mas também ultrapassou todos os limites na falta de respeito pelos portugueses, desde logo em relação aos pensionistas".

A vice-presidente da bancada socialista, citada pela Lusa, alegou que o Governo, além de estar "a gerar uma enorme confusão na sociedade portuguesa e uma enorme instabilidade na vida dos pensionistas - afinal, os que estão a pagar a maior fatia da austeridade do Governo -, revela também com uma absoluta falta de transparência na forma como avança as informações relativamente ao que chama reforma da segurança social".

Os socialistas querem, por fim, que "o Governo clarifique de forma inequívoca a autoria do referido relatório", dadas as contradições existentes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG