Projeções dão vitória ao PS, reforço forte da CDU e eleição de Marinho Pinto

As projeções da RTP e da SIC dão ambas vitória ao PS - e também, garantidamente em ambos os casos, a eleição do cabeça de lista do MPT, Marinho Pinto.

A da televisão pública (Universidade Católica) dá uma vitória por pequena margem ao PS; entre 30 e 34%, com sete a nove eleitos.A da SIC (Eurosondagem) percentagens entre os 32,1% e os 36,6% (entre oito e nove eleitos).

No caso de Marinho Pinto, a projeção da RTP indica eleição segura para o ex-bastonário dos advogados, podendo o número dois da lista também ser eleito (entre 7 e 8%). Na da SIC, os eleitos também poderão ser dois (um garantidamente), com percentagens entre 6,6% e os 8,8%.

Ambas as projeções indicam também um significativo reforço da CDU. Na da RTP, os eleitos comunistas variam entre 3 e 4 (sendo que a confirmar-se este último número, a coligação duplicará o número de eleitos), com um score entre os 12 e os 15%. A da SIC refere para os comunistas percentagens entre os 11,4% e os 13,9%, com três eleitos (atualmente são dois).

Para a "Aliança Portugal" (coligação PSD/CDS), as duas projeções são de derrota. Entre 25% e 29,2% (oito ou nove eurodeputados), no caso da projeção da RTP. Ou, como disse a SIC, de sete a oito eleitos (entre 25% e 29,2%).

Ambas as projeções asseguram ainda um eleito para o Bloco de Esquerda, podendo, no caso da projeção da RTP, ser dois (entre 5% e 7%). Na da SIC, a percentagem vai de 4,2% a 6% (só um eleito).

Todas as projeções indicam que o Partido Livre, de Rui Tavares, ficará de fora dos eleitos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG