Programa do PS para as legislativas vai ser votado na internet

Socialistas lançam site que acolhe ideias dos eleitores para o programa eleitoral. Depois de selecionadas, algumas poderão ser votadas online.

A direção do PS vai hoje disponibilizar ao longo do dia de hoje um site (gabinetedeeestudos.ps.pt) para o qual convida todos os interessados a enviar propostas que desejem ver no programa eleitoral que o partido levará a votos nas legislativas.

As propostas serão analisadas pela direção do partido e pelos membros do gabinete de estudos (estrutura que está a preparar o programa eleitoral do PS); depois serão selecionadas de acordo com vários critérios (viabilidade económica, adequação ideológica à cartilha do partido e outros); e depois algumas delas, escolhidas pela direção do partido, poderão ser votadas pelos eleitores - numa espécie de primárias digitais programáticas nunca antes testada.

A direção do PS diz que assim aplica à preparação do programa eleitoral do partido os mecanismos já ensaiados em algumas autarquias - nomeadamente em Lisboa - que permitem a participação dos munícipes com propostas concretas para o orçamento da cidade ("orçamento participativo").

Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN

Exclusivos