Primárias abertas até junho. É Tempo de Avançar

Livre vai acolher candidatura de convergência entre movimentos de esquerda e independentes. Syriza inspirou discursos da primeira convenção.

Está oficializado. O partido Livre, a associação Fórum Manifesto, a Renovação Comunista e o Movimento de Intervenção e Cidadania do Porto (que apoiou Manuel Alegre nas presidenciais) confirmaram ontem que vão juntos às eleições legislativas deste ano numa plataforma comum designada Tempo de Avançar. A convenção fundadora aprovou igualmente que será sob a égide do Livre que o movimento de cidadãos se apresentará a votos.

Ainda na ressaca da vitória do Syriza na Grécia e no dia em que dezenas de milhares de espanhóis participaram na Marcha da Mudança, convocada pelo partido Podemos, que lidera as sondagens no país vizinho - as eleições são também neste ano -, a esquerda portuguesa assistiu igualmente a um momento de rara convergência entre as suas forças. No Fórum Lisboa, o antigo Cinema Roma, serviu de palco ao evento onde estiveram cerca de 700 pessoas. Das quatro organizações envolvidas e, claro, inúmeros independentes.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG