Presidente recebeu líder do PS

O Presidente da República reuniu-se esta quinta-feira com o secretário-geral do PS, António José Seguro, para analisar a proposta de "compromisso de salvação nacional" que propôs na quarta-feira, informou fonte de Belém.

Cavaco Silva, na comunicação feita ontem ao País, indicou que iria lançar de imediato uma ronda de contactos com os partidos da coligação e com o PS para analisar os termos de um compromisso de salvação nacional de médio e longo prazo que inclua eleições antecipadas após junho de 2014.

O Presidente também vai receber esta tarde o primeiro-ministro, para a habitual reunião semanal que está agendada para as 18:00.

A nível partidário, as direções do PSD, do PS e do CDS-PP também se reúnem esta tarde para analisar a comunicação presidencial, que rejeitou a solução governativa proposta pelas lideranças dos partidos da coligação, rejeitou eleições antecipadas imediatas e defendeu a celebração de um acordo com "três pilares".

Os pressupostos desse acordo são: os partidos estabelecerem um calendário eleitoral pós-troika para o segundo semestre do próximo ano; aprovarem as "medidas necessárias" - que incluem o corte permanente de quase 5000 milhões de euros na despesa pública -para o País regressar aos mercados a partir do início de 2014; ser um compromisso de vários anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG