"Portugueses são geniais, capazes de todos os esforços"
O DN entrevistou Jean-Claude Juncker. Ex-primeiro-ministro do Luxemburgo e ex-presidente do Eurogrupo é candidato do Partido Popular Europeu à presidência da Comissão Europeia.
Que medidas inovadoras pode trazer à União Europeia para melhorar a vida dos europeus?
Temos de fazer progressos na consolidação orçamental. Temos de lançar um verdadeiro mercado único digital na Europa. Com isso, em cinco anos, acrescentaremos uns euro500 mil milhões à economia europeia e três milhões de empregos. Origina-remos fortes retornos. É uma proposta que vou realizar.
É ex-governante de um país de imigrantes portugueses, o que diria aos cidadãos que não encontram soluções em Portugal e têm de emigrar?
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
As condições estão a melhorar. Os desempregados estão descontentes. É muito bom para eles que o País recupere acesso aos mercados. Se em todo o lado os líderes e as pessoas souberem que o País está em condições de sair da crise, as condições de vida vão melhorar. Estou convencido de que o crescimento vai ser substancialmente mais alto em 2015 e o desemprego cairá. Penso que os portugueses têm razões para ter esperança.
Porque entende que deve elogiar-se e felicitar-se os países que concluíram os seus programas?
Houve quem dissesse que os programas não ajudariam. Mas foram aplicados e as provas são que estávamos certos. As pessoas estão verdadeiramente a sofrer, porque os programas tiveram de ser aplicados. Não há razão para censuras. Mas sim para aplaudir.
LEIA MAIS PORMENORES NA EDIÇÃO E-PAPER DO DN