Exclusivo "Portugal ainda manda os melhores para o Parlamento Europeu"

Em dia de condecoração, Fernanda Gabriel, correspondente em Estrasburgo, esteve à conversa com o DN no Parlamento Europeu. Contente pela atribuição da Ordem de Camões, elogia os eurodeputados portugueses e mostra-se ainda preocupada com as próximas eleições.

De todos os 27 Estados-membros, Portugal ainda é um daqueles que olha para a Europa como um lugar de elite. A perspetiva é de Fernanda Gabriel, jornalista correspondente da RTP em Estrasburgo há muitos anos.

No Parlamento Europeu, a jornalista falou ao DN, de que foi correspondente europeia durante vários anos, no dia em que foi condecorada pelo Presidente da República (que esteve em visita oficial a Estrasburgo) pelo trabalho desenvolvido ao serviço da informação sobre a Europa. Com tantos anos de contacto com a realidade e a política comunitária, Fernanda Gabriel destaca a importância que Portugal dá à Europa. É, aliás, um dos poucos países que exporta os seus melhores políticos para o contexto europeu. "Temos eurodeputados muito bons. Portugal tem um peso importante nas decisões e ainda manda os seus melhores políticos para o Parlamento Europeu", considera Fernanda Gabriel. "Não acontece nos outros países. A França envia aqueles que criam problemas dentro de um partido, por exemplo, ex-ministros que não estão nada interessados e não sabem onde os meter e, portanto - lista europeia. Portugal nunca foi assim", considera. Isto pode dever-se, talvez, à chegada tardia ao contexto Europeu e, também, à democratização mais tardia do que noutros contextos. "A nossa delegação tem muito peso e há eurodeputados jovens, como a Lídia Pereira [PSD], que vão fazer um grande caminho", diz. Outro exemplo desta relevância são, por exemplo, eurodeputados do passado, como Mário Soares ("As pessoas diziam que ele não vinha fazer nada, mas esteve sempre presente e até escreveu uns relatórios", recorda) ou José Pacheco Pereira. "Temos tido pessoas de grande, grande qualidade", diz, destacando ainda os nomes de José Manuel Fernandes e Paulo Rangel (PSD) e de Marisa Matias (Bloco de Esquerda) atuais membros do Parlamento Europeu. "Esta geração de deputados é também excelente e é a continuação daquilo que tem sido ao logo dos anos".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG