Portas anuncia novos investimentos da Embraer em Portugal

O vice-primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira, em Alverca, que o construtor aeronáutico brasileiro Embraer "prepara-se para investir mais e decisivamente em Portugal".

Sem adiantar pormenores, Paulo Portas sublinhou apenas que os novos investimentos vão induzir um acréscimo da capacidade de produção, fabrico e construção da Embraer em Portugal, com o correspondente aumento das exportações.

O governante intervinha nas instalações da OGMA, empresa detida em 65% pela Embraer (e 35% pelo Estado português) que celebra hoje o décimo aniversário da sua privatização - decidida por Paulo Portas enquanto ministro da Defesa.

Segundo fontes ouvidas pelo DN, o novo investimento da Embraer na ordem das dezenas de milhões de euros envolve pelo menos o fabrico de pequenos jatos comerciais (tipo Falcon) civis. Um das questões em aberto reside em saber que percentagem terá a OGMA no fabrico desses novos produtos e qual a que ficará para as fábricas do construtor brasileiro em Évora.

O anúncio concreto dos novos investimentos da Embraer em Portugal vai ser feito esta tarde, durante a visita de Paulo Portas às fábricas que a empresa brasileira tem em Évora e que detém a 100%.

OI vice-primeiro-ministro, que visitou a OGMA acompanhado pelos ministros Aguiar-Branco e Pedro Mota Soares, realçou que a empresa de Alverca "representa um dos sinais de maior visibilidade" na relações bilaterais entre Portugal e o Brasil.

Evocando episódios ocorridos há 10 anos e que o levaram a optar pelo modelo da privatização da maioria do capital da OGMA, Paulo Portas apresentou o caso como exemplo de sucesso na criação de empregos, na distribuição de rendimentos por acionistas e trabalhadores ou de investimento na melhoria das qualificações profissionais dos seus quadros.

Trata-se de um caso onde é possível "felicitar o capital e o trabalho", sublinhou ainda Paulo Portas, agradecendo o apoio que a maioria dos trabalhadores deu há 10 anos à solução que permitiu viabilizar a OGMA.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG