PGR deve questionar Durão sobre BPN, defende Soares

Mário Soares defende em artigo de opinião no DN de hoje que a Procuradoria-Geral da República deve questionar o presidente da Comissão Europeia por causa das suas afirmações sobre o BPN.

O antigo Presidente da República entende, no seu artigo de opinião do DN (ver link relacionado), que Joana Marques Vidal deve convocar Durão Barroso sobre o caso BPN, depois de o presidente da Comissão Europeia ter alegadamente convocado, quando era primeiro-ministro (de 2002 a 2004), o governador do Banco de Portugal para Vítor Constâncio se explicar sobre o caso.

"A verdade é que sabendo tanto Durão Barroso do que se passou no BPN, a senhora procuradora-geral da República, tem a obrigação de o ouvir e quanto antes. Tanto mais que a maioria dos culpados nunca foi julgada", aponta Mário Soares.

Para o histórico socialista e colunista do DN, o ainda presidente da Comissão Europeia veio "levantar inoportunamente o caso do BPN, em que tantos dos considerados culpados estão em liberdade e nunca foram julgados". Soares acaba por acusar Durão de ter lançado uma acusação "infame, ao tentar incriminar Vítor Constâncio". (ver texto no link relacionado)

Durão Barroso afirmou a 28 de março, numa entrevista ao Expresso e à SIC, que chamou Constâncio para saber "se era verdade" o que se dizia sobre o BPN. "Eu, quando era primeiro-ministro, chamei três vezes o Vítor Constâncio [então governador do Banco de Portugal] a São Bento para saber se aquilo que se dizia do BPN era verdade", afirmou.

O agora vice-presidente do BCE responderia na terça-feira seguinte, desmentindo que tivesse sido convocado para falar concretamente do caso do banco de Oliveira e Costa. "Nunca recebi qualquer informação sobre possíveis irregularidades concretas no BPN. Depois de tantos anos, não recordo qualquer convocação exclusivamente sobre o BPN", afirmou Vitor Constâncio, que convocou então os jornalistas para falar sobre o tema, à margem das reuniões do Eurogrupo e Ecofin que se realizavam em Atenas

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG