Passos Coelho recusa comentar a vida interna do PS

O primeiro-ministro, Passos Coelho, escusou-se hoje a comentar a "vida interna" no Partido Socialista, por não lhe dizer "respeito", apesar de o PS ser "um partido importante no xadrez político".

"Não faço nenhum comentário sobre a vida interna do Partido Socialista. Direi apenas que o Partido Socialista [PS] é o principal partido da oposição, portanto é um partido importante no nosso xadrez político", afirmou em declarações aos jornalistas à margem da tomada de posse da nova direção da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), em Gaia.

Questionado sobre o atual momento no PS, Pedro Passos Coelho respondeu apenas: "Não me preocupa nem me sossega, é uma matéria que não me diz respeito como primeiro-ministro".

O PS reuniu terça-feira a sua Comissão Política, convocada de urgência pelo secretário-geral, António José Seguro, na sexta-feira passada, depois de vários dias de polémica interna em torno da questão sobre se o próximo congresso se deveria realizar antes ou depois das eleições autárquicas, previstas para outubro.

Nos dias que antecederam a reunião, adensou-se a dúvida sobre se o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, aceitaria lançar-se numa candidatura alternativa a António José Seguro.

No final da reunião de seis horas, hoje de madrugada, António Costa acabou a dizer que irá trabalhar para a unidade e evitar a confrontação.

"O secretário-geral do PS [António José Seguro] foi recetivo à proposta que apresentei e acho que vamos poder trabalhar nos próximos dias para poder tentar construir uma alternativa forte, que fortaleça o PS nas candidaturas autárquicas e que permita unir o partido, evitando uma confrontação que, neste momento, a todos os títulos era indesejável", declarou.

António José Seguro afirmou, por seu turno, que irá propor à Comissão Nacional do partido, a 10 de fevereiro, a marcação do congresso para um período "o mais breve possível" e expressou a sua satisfação por António Costa recandidatar-se à Câmara de Lisboa.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG