"O 25 de Abril ainda não passou em Penela"

"Quero deixar um mensagem de agradecimento pela vossa coragem, pode parecer exagerado, mas não é para quem conhece Penela. Como alguém dizia há pouco, o 25 de Abril ainda não passou por aqui". Palavras de António José Seguro hoje de manhã na campanha eleitoral. E, à tarde, em Santarém, cumprimentou Natércia Maia, a viúva do capitão de Abril, Salgueiro Maia.

A jornada de hoje da campanha começou em concelhos onde a esquerda tem menos expressão, o que terá justificado as palavras do secretário-geral do PS em Penela. Entre os apoiantes, recebeu-o António Arnaut, um homem da terra que corroborou e acrescentou: "Estamos confiantes que o 25 de Abril vai chegar a Penela no dia 29!".

A autarquia de Penela é presidida por António Antunes Aves, um social-democrata, e a arruada seguiu-se a uma outra em Miranda do Corvo, onde governa a coligação PSD/CDS-PP. Concorrem a estes dois concelhos, os socialistas Eduardo Santos e Miguel Batista, respetivamente, onde o número de apoiantes foi pouco expressivo.

Ao DN, António José Seguro justifica: "Vou a sítios onde estão milhares de pessoas como em Póvoa do Lanhoso e Viana do Castelo, mas também vou a sítios onde está menos gente como é o caso de Miranda do Corvo ou de Penela, dois concelhos difíceis. O importante é o contacto de proximidade com as populações e apoiar os candidatos socialistas".

A denúncia de falta de liberdade de expressão em algumas localidades acompanhou os temas de eleição dos socialistas nesta autárquicas e que são combater as medidas do Governo naquilo que Seguro considera ser um ataque "ao estado social", "à escola pública", ao "Serviço Nacional de Saúde e aos "reformados e pensionistas".

Temas também referidos em Santarém, outro concelho difícil para os socialistas, e de onde saiu Moita Flores para se candidatar à câmara de Oeiras. Idália Serrão, a candidata do PS, demonstrou esperança ao DN: "Estamos confiantes na vitória mas vai ser muito disputado", disse. Durante a arruada, Seguro cumprimentou Natércia Maia, a viúva de Salgueiro Maia, num oculista local.

A comitiva socialista visitou ainda a Zezereovo, fábrica que comercializa 1,2 milhões de ovos por dia, numa ação de apoio a António Vicente Martins, o candidato à câmara de em Ferreira do Zêzere, e o departamento de restauro e conservação Instituto Politécnico de Tomar, para "dar força" a Anabela Freitas, candidata socialista à autarquia.

Exclusivos