Morreu Manuel Dias, um dos fundadores do PS

Manuel Pereira Dias, histórico socialista abrantino e deputado eleito para a Assembleia Constituinte em 1975, faleceu hoje em Abrantes, aos 84 anos, vítima de doença prolongada.

Manuel Dias, fundador do PS em Abrantes e deputado à Constituinte, morreu hoje devido a doença prolongada. Militante do Partido Socialista, Manuel Pereira Dias nasceu em Abrantes a 9 de novembro de 1930, onde fundou o PS local, após o 25 de Abril de 1974.

Manuel Dias foi alfaiate de profissão até aos 70 anos, dirigente desportivo no Sporting Clube de Abrantes, no Clube Amadores de Pesca e no Clube de Campismo de Abrantes, tendo assumido ainda responsabilidades de âmbito cultural no Orfeão e no Cineclube de Abrantes.

Foi também presidente da direção da Associação Comercial de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, e desenvolveu, paralelamente, uma intensa atividade política.

Em 1949, com 19 anos, participou na campanha de Norton de Matos, tendo ficado comprometido com a oposição ao regime do Estado Novo. Após o 25 de Abril inicia a militância no Partido Socialista e funda o partido em Abrantes. Em julho de 1974, Manuel Dias integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Abrantes.

Em 1975, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte e, no ano seguinte, para a Assembleia Municipal de Abrantes, onde esteve 37 anos. Em 2012, a Câmara Municipal de Abrantes entregou-lhe a Medalha Municipal de Mérito Cívico e Político.

O corpo de Manuel Dias está em câmara ardente na Igreja da Misericórdia. As cerimónias fúnebres realizam-se na quarta-feira, às 10:00 da manhã, na Igreja da Misericórdia, em Abrantes.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG