Ministro promove tecnologia portuguesa em Inglaterra

O ministro da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, visita hoje a feira de aeronáutica Farnborough Airshow, em Inglaterra, onde assistirá à apresentação dos produtos de duas empresas portuguesas do setor.

O programa da visita inclui um almoço com os responsáveis das empresas portuguesas representadas na feira, OGMA e Tekever, que irá apresentar publicamente um novo `drone", sistema aéreo não tripulado, o AR5.

Da parte da tarde, Aguiar-Branco visitará os `stands" da Força Aérea Portuguesa, e das empresas Embraer, brasileira, e Airbus, francesa, e assistirá a demonstrações de voo.

A Força Aérea Portuguesa estará presente a convite da Airbus, com a qual mantém protocolos para a manutenção técnica dos aviões, para uma demonstração, no ar e no solo, das capacidades operacionais de vigilância marítima do avião C-295.

O dia termina com uma receção na embaixada portuguesa em Londres, seguida de uma receção oficial por parte da organização da feira.

A aposta na capacidade exportadora das empresas portuguesas do setor da Defesa tem sido uma prioridade do mandato do ministro Aguiar-Branco.

O governante tem reiterado em várias intervenções públicas o objetivo de, no âmbito da chamada "diplomacia económica", demonstrar as capacidades das pequenas e médias empresas no exterior.

A Farnborough International Airshow realiza-se de dois em dois anos desde 1948 naquela cidade dos arredores a sul de Londres.

A iniciativa constitui uma das feiras mais importantes da indústria aeronáutica na Europa e assinala na edição deste ano os 100 anos da aviação.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG