Ministro da Defesa ouvido no Parlamento a 20 de fevereiro

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, vai ser ouvido no Parlamento sobre a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) a 20 de fevereiro, disse à agência Lusa fonte oficial.

O governante tinha uma audição agendada para dia 26 (ordinária e de âmbito geral), mas esta foi antecipada devido à urgência requerida pelo PCP no pedido de audição, que foi aprovado por unanimidade na quarta-feira.

Assim, no dia 20 a audição do ministro será dividida em duas partes: uma exclusivamente sobre os ENVC e outra de caráter geral.

Na terça e quarta-feira da próxima semana, José Pedro Aguiar-Branco vai estar presente na reunião ministerial de Defesa da União Europeia, que decorre na Irlanda.

No início desta semana, o grupo brasileiro Rio Nave anunciou a sua desistência do processo de reprivatização dos ENVC, ficando apenas os russos da RSI Trading na corrida.

Vários órgãos de comunicação social já avançaram que com este acontecimento, somado às dúvidas levantadas pela Comissão Europeia sobre os apoios financeiros do Estado aos ENVC entre 2008 e 2010, o encerramento da empresa é uma hipótese.

Esta semana uma equipa composta por elementos do ministério da Defesa e das Finanças esteve em Bruxelas para reuniões com a Comissão Europeia sobre este assunto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG