Merkel deu ao mundo 'sinal que vale mais que mil manifs'

O conselheiro de Estado Luís Filipe Menezes destacou hoje "os elogios" que Angela Merkel fez ao Governo, considerando que "o sinal que passou ao mundo e aos mercados vale mais do que mil manifestações em Portugal".

Afirmando não ser "um apreciador do estilo Merkel", Menezes salientou, contudo, que a sua mensagem foi "muito importante para Portugal".

"É muito importante para Portugal ser ouvido no mundo, porque porventura foi mais ouvido no mundo do que no país, com os elogios que a senhora Merkel fez ao projeto de governação do país, à forma como está a ser conseguida a consolidação orçamental. O sinal que a senhora Merkel ontem passou ao mundo e aos mercados vale mais do que mil manifestações em Portugal, por mais que isso nos custe, e é muito importante para o país", disse.

Para Menezes, esse "sinal", apesar de não resolver todos os problemas que o país atravessa, "foi manifestamente positivo".

O conselheiro de Estado considerou que houve uma enorme preocupação de Merkel, bem como da imprensa alemã e internacional, de "deslocar completamente a situação de Portugal da situação grega, por exemplo, o que é muito importante" para o país.

A chanceler alemã esteve na segunda-feira em Lisboa numa visita oficial de cinco horas, que incluiu reuniões com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros e com empresários dos dois países.

Esta foi a primeira vez que a chefe do Governo da Alemanha visitou oficialmente Portugal e a deslocação aconteceu num momento em que internamente cresce a contestação ao programa assinado com a 'troika'.

Exclusivos