Marques Mendes anuncia acordo sobre indemnizações

Para Marques Mendes, a aplicação gradual da medida de redução das indemnizações por despedimento para 12 dias por cada mês de trabalho é uma vitória da UGT.

Marques Mendes afirmou ontem à noite na TVI24 que existe um acordo entre os parceiros sociais e o Governo sobre os 12 dias de indemnização por despedimento. "Na prática há um acordo feito. Não está ainda formalizado, mas está feito", afirmou.

Segundo Marques Mendes, "este acordo tem dois aspectos. O objectivo de redução para os 12 dias mantém-se, mas a sua aplicação será gradual. Muito gradual. Não três, quatro ou cinco anos, mas muito mais tempo. O Governo salva assim a face mas a grande vitória é da UGT. E bem. Acho que é sensato, porque me parecia ser de uma certa violência aquilo que existia"

"Depois há também um acordo sobre o fundo de garantia para pagar compensações dos despedimentos. Iremos ter um fundo de capitalização individual e um fundo de mutualização, tudo isto em conjunto, como estava no acordo de concertação social", diz.

Exclusivos