Maria Luís e alguns deputados do PSD contra reposição das subvenções vitalícias

Reposição foi aprovada na especialidade e dividiu a bancada do PSD, com um deputado a considerá-la "eticamente inaceitável". Finanças também estão descontentes com a medida, que pode cair no Parlamento.

Uma iniciativa conjunta de um deputado do PSD e outro do PS para repor as subvenções vitalícias aos titulares de cargos políticos incomodou ontem as duas bancadas parlamentares, mas sobretudo a social--democrata. No final de um dia de muitas conversas de corredor, com deputados sociais-democratas a falarem em "asneira" e "inoportunidade" e socialistas a admitirem a dificuldade em explicar a medida à opinião pública, o PSD e o PS votaram favoravelmente esta reposição, para corrigir "uma injustiça", como afirmaram vozes oficiais das duas bancadas. O CDS absteve-se, PCP e BE votaram contra.

Um dos deputados do PSD revoltado com a medida disse ao DN que "a maioria dos deputados do PSD está contra. É um disparate que nos envergonha a todos. Do que depender de nós, dos que estamos contra, espero que isto não chegue à votação na generalidade".

Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN

Exclusivos