Ligação entre empresas, Maçonaria e política por provar

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) afirmou hoje que há investigações judiciais em curso sobre alegadas ligações entre as 'secretas', empresas privadas e Maçonaria e que até à sua conclusão é precipitado tirar conclusões.

Segundo adiantaram à agência Lusa fontes parlamentares, perante os deputados da Comissão Parlamentar de Defesa, Júlio Pereira afirmou que estão por provar as notícias sobre passagem de informações de membros do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) para empresas - como a Ongoing -, acesso a telefonemas de jornalistas e pertença de vários 'espiões' e de políticos à loja Mozart, da Grande Loja Regular de Portugal (GLRP).

Segundo o semanário Expresso noticiou há duas semanas, para além de Nuno Vasconcellos (presidente da Ongoing) e Jorge Silva Carvalho (atual quadro da Ongoing e ex-diretor do SIED), também o presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Luís Montenegro, é 'maçon' da Loja Mozart.

Na reunião com os deputados, Júlio Pereira terá dito que eventuais conclusões sobre este processo cabem ao Ministério Público, que tem uma investigação em curso.

Na semana passada, o PS propôs na comissão de Assuntos Constitucionais que os relatórios produzidos pelos partidos sobre o alegado funcionamento irregular dos serviços secretos sejam enviado ao Ministério Público por conterem "indícios de ilícitos criminais".

Também a Optimus anunciou em setembro do ano passado a apresentação de uma queixa-crime devido à alegada passagem de informações da operadora para o SIED, contendo dados com as comunicações telefónicas do jornalista Nuno Simas, ex-jornalista do Público e atual diretor-adjunto da agência Lusa.

O secretário-geral do SIRP esteve hoje a ser ouvido à porta fechada na Comissão Parlamentar de Defesa durante cerca de uma hora e meia, tendo abandonado o Parlamento sem prestar declarações aos jornalistas.

Exclusivos

Premium

Flamengo-Grémio

Jesus transporta sonho da Champions para a Libertadores

O treinador português sempre disse que tinha o sonho de um dia conquistar a Liga dos Campeões. Tem agora a oportunidade de fazer história levando o Flamengo à final da Taça Libertadores para se poder coroar campeão da América do Sul. O Rio de Janeiro está em ebulição e uma vitória sobre o Grémio irá colocar o Mister no patamar de herói.