José Sócrates toma posse na UBI a 21 de fevereiro

O antigo primeiro-ministro José Sócrates toma posse como novo membro do conselho geral da Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, a 21 de fevereiro, às 11:00, disse hoje à agência Lusa o presidente daquele órgão, Paquete de Oliveira.

"Trata-se de um plenário dos membros do conselho geral, que já estava calendarizado há algum tempo e no qual contaremos com a presença do engenheiro José Sócrates, uma vez que o próprio já nos informou da respetiva disponibilidade para essa data", referiu.

José Sócrates foi convidado para integrar este órgão da UBI, em dezembro de 2013, na sequência da saída de um dos membros externos (cooptados).

O representante da Microsoft Portugal, José Fernandes, teve de deixar Portugal por motivos profissionais e consequentemente um dos elementos do conselho geral da UBI propôs o nome de José Sócrates para novo membro daquele órgão académico.

A proposta coletivizou-se a 15 proponentes e foi aprovada por maioria. Na votação registou-se apenas um voto em branco, de entre os 22 membros presentes na reunião.

Na altura, em declarações à Lusa, Paquete de Oliveira referiu que a escolha do ex-primeiro ministro se prendeu com os principais critérios de indicação de membros externos (cooptados) do conselho geral: a notoriedade e a relação com a região.

"A proposta do engenheiro Sócrates enquadra as duas vertentes: por um lado porque, como se sabe, ele é dali e, por outro lado, pelo impacto público que ele tem. No fundo, é um filho da terra que é reconhecido em Portugal e no estrangeiro", apontou.

Presente na UBI, a 17 de dezembro, para apresentar o livro da sua autoria, intitulado "Confiança no Mundo - Tortura em Democracia", José Sócrates mostrou-se sensibilizado com o convite que lhe tinha sido dirigido.

"Aceitei imediatamente e muito sensibilizado por se terem lembrado de mim. Quero agradecer publicamente e de forma expressiva", referiu o ex-primeiro ministro, que nessa sessão também afirmou que para "um ex-político não há nada melhor sentimento do que ser estimado na sua própria terra".

Exclusivos

Premium

Livro

Antes delas... ninguém: mulheres que desafiaram o domínio masculino

As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens é o livro com as biografias de 59 mulheres que se atreveram a entrar nas profissões só de homens. O DN desvenda-lhe aqui oito dessas histórias, da barrista Rosa Ramalho à calceteira Lurdes Baptista ou às 'Seis Marias' enfermeiras-paraqueditas, entre outras