"Jorge Sampaio está muito jovem para se recandidatar"

Comparado com Mário Soares, Jorge Sampaio ainda é "muito jovem" para avançar outra vez, disse António Costa.

Mário Soares tinha 81 anos quando inopinadamente decidiu recandidatar-se de novo a presidente da República e daí a piada, ontem, de António Costa para Jorge Sampaio (que "só" tem 76 anos): "Daqui a dois anos, temos eleições presidenciais e basta olhar para Jorge Sampaio para ver que ainda está muito jovem para se recandidatar."

Falando aos jornalistas, Jorge Sampaio qualificou Soares como "uma grande figura portuguesa e europeia e um homem com grande sentido estratégico que se bateu em circunstâncias difíceis por muitos momentos importantes da vida portuguesa".

Antes de o almoço se iniciar, António Costa dirigiu algumas palavras aos convidados avisando logo que não iria falar de Portugal, da Europa ou do mundo porque com isso arriscaria ficar depois "na incómoda posição de ser o moderado" face ao radical Mário Soares.

"A política não o abandona a si"

Sobre as promessas de deixar a política que o "pai fundador" do PS faz ocasionalmente, o líder do PS limitou-se a ironizar: "Sei que há dez anos prometeu que ia abandonar a política e ainda na semana passada me disse, creio que não é inconfidência, que agora é que era. Há dez anos fiquei preocupado, mas agora fiquei tranquilo. Porque pode querer abandonar a política, mas a política não o abandona a si." E portanto, "além desses desafios [eleições presidenciais], que admito que já esteja muito fatigado para eles, há muitos outros. Tenho a certeza de que daqui a dez anos ainda cá estaremos para o ouvir."

Uma capa do DN como prenda

O aniversariante recebeu duas prendas: a capa da edição do DN do dia em que nasceu [7 de dezembro de 1924], com uma montagem antecipando que o político iria "agitar a vida nacional deste século e do próximo", e a capa do Diário de Lisboa de 29 de abril de 1974, o dia em que regressou de Paris, onde se encontrava no exílio.

No final do almoço, Mário Soares esteve ao lado da mulher e da filha, Isabel Soares, e com os netos, na altura de apagar as 90 velas do seu bolo de aniversário.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG