Seguro promete repor inglês no 1.º ciclo

António José Seguro promete tomar a iniciativa de levar à Assembleia da República uma proposta para retomar o inglês no 1.º ciclo. A promessa foi feita em Vila Nova de Famalicão, numa sessão de apoio ao candidato socialista local, Custódio Oliveira.

António José Seguro sublinhou que a generalização do inglês a todas as crianças do 1.º ciclo foi uma medida dos socialistas e "que foi retirada pelo atual Governo, o que diz tudo", afirmou.

O líder socialista acrescentou não poder aceitar essa decisão governamental, porque "significa uma enorme desigualdade".

As críticas aos cortes na Educação, entre outros setores, foram proferidas em Vila Nova de Famalicão, onde a comitiva socialista iniciou hoje a campanha eleitoral para as autárquicas. A câmara é atualmente presidida por Armindo da Costa, da coligação PSD/CDS, e que os socialistas têm esperança em ganhar.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

Islamofobia e cristianofobia

1. Não há dúvida de que a visita do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos de 3 a 5 deste mês constituiu uma visita para a história, como aqui procurei mostrar na semana passada. O próprio Francisco caracterizou a sua viagem como "uma nova página no diálogo entre cristianismo e islão". É preciso ler e estudar o "Documento sobre a fraternidade humana", então assinado por ele e pelo grande imã de Al-Azhar. Também foi a primeira vez que um Papa celebrou missa para 150 mil cristãos na Península Arábica, berço do islão, num espaço público.

Premium

Adriano Moreira

Uma ameaça à cidadania

A conquista ocidental, que com ela procurou ocidentalizar o mundo em que agora crescem os emergentes que parecem desenhar-lhe o outono, do modelo democrático-liberal, no qual a cidadania implica o dever de votar, escolhendo entre propostas claras a que lhe parece mais adequada para servir o interesse comum, nacional e internacional, tem sofrido fragilidades que vão para além da reforma do sistema porque vão no sentido de o substituir. Não há muitas décadas, a última foi a da lembrança que deixou rasto na Segunda Guerra Mundial, pelo que a ameaça regressa a várias latitudes.