PSD pode perder maioria se PCP conseguir cinco votos na recontagem

A CDU pediu que sejam analisados cerca de três mil votos, a partir de amanhã. Se nessa recontagem limitada conseguir mais cinco votos, consegue o terceiro deputado regional e o PSD perde a maioria.

O líder do PCP-Madeira Edgar Silva disse ao DN que vai pedir que "sejam analisados na assembleia de apuramento, já a partir de amanhã, todos os votos anulados ou protestados o que é um universo de três mil votos". Os resultados de ontem deram a maioria ao PSD com 24 deputados. A CDU elegeu dois mas ficou a cinco de votos de conseguir o terceiro que seria automaticamente perdido pelo PSD.

Ou seja: Se o PCP conseguir cinco votos neste universo de três mil Miguel Albuquerque perde a maioria absoluta. Edgar Silva explica que "não se trata de uma recontagem de todos os votos, isso levaria uma a duas semanas, mas apenas deste grupo de votos".

"Se conseguirmos estes cinco votos tiramos a maioria ao PSD", lembra Edgar Silva. Miguel Albuquerque recorde-se conseguiu no escrutínio de ontem a 11ª maioria absoluta consecutiva para o PSD na Madeira com 44,3% dos votos.

Já esta manhã, no Fórum TSF, o vencedor das eleições Miguel Albuquerque disse não acreditar no sucesso deste ato processual solicitado pela CDU, reduzindo-o a uma questão "admnistrativa".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".