PS deve tomar liderança e "governar à esquerda", apela Gabriela Canavilhas

"A vontade do povo é ter um parlamento de esquerda", afirma a ex-ministra da Cultura.

Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura no governo de José Sócrates, disse esta noite à RTP que o Partido Socialista tem a oportunidade de liderar um governo de esquerda, coligado com outros partidos, nesta legislatura.

Baseando-se ainda em projeções, Canavilhas declarou que o PS "está posicionado para ser um fator absolutamente imprescindível para liderar". A antiga ministra afirmou que "neste momento há condições para governar à esquerda", afirmando que existe uma maioria de esquerda no Parlamento, tomando em conta as projeções de mandatos para PS, Bloco de Esquerda e CDU.

"O Partido Socialista deverá usar todos os meios que tiver à sua disposição para expressar a vontade do povo", afirmou Gabriela Canavilhas à RTP. "E a vontade do povo é ter um parlamento de esquerda".

Gabriela Canavilhas não pôs de parte a possibilidade de o Partido Socialista inviabilizar a governação da coligação, caso esta forme governo, impedindo a aprovação de Orçamento de Estado. Também não excluiu que o PS pedisse ao Presidente da República para formar governo apoiando-se no parlamento com maioria de esquerda.

Ler mais

Exclusivos