Presidente da antiga SLN reeleito grão-mestre do GOL

Fernando Lima conseguiu evitar uma segunda volta. Baixou ligeiramente o resultado de 2011, mas derrotou Madeira Castro que ainda assim conseguiu quase um terço dos votos

O atual grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) foi esta madrugada reeleito como líder da mais influente obediência maçónica em Portugal. Quando faltam apenas apurar seis lojas (de um universo superior a 80), Fernando Lima conta com 56,5% dos votos, números que indicam que será eleito à primeira volta.

Fonte do GOL confirmou ao DN os resultados que ditaram que a lista encabeçada pelo economista Daniel Madeira de Castro (Loja Acácia) não foi além dos 29%. Já Francisco Carromeu (Loja Madrugada) terá ficado pelos 14,5%. O escrutínio tem agora de ser confirmado pelo Tribunal Maçónico para ser oficial, o que se trata de uma mera formalidade. Ou seja: Fernando Lima será grão-mestre até 2017.

Fernando Lima lidera o GOL desde 2011, tendo sido eleito no primeiro mandato com uma vantagem ligeiramente superior: 58% dos votos. Nos últimos três anos não tem tido a vida facilitada com a divulgação de uma lista com quase dois mil maçons do GOL na Internet e com alguns "irmãos" a criticarem o silêncio e a pedirem a expulsão do ex-ministro Miguel Relvas, embora este se tenha afastado há muito das reuniões e até da obediência.

O gestor foi também criticado internamente por ser o presidente da Galilei, SGPS (ex-Sociedade Lusa de Negocios, a holding que controlava o BPN). Reconhecido no mundo empresarial, Fernando Lima é membro do Conselho Consultivo da Confederação Industrial Portuguesa, que é liderada por um maçom membro de outra obediência: António Saraiva (mestre na GLLP). Numa vida profissional ligada às construtoras, Fernando Lima é também presidente do Conselho de Administração da Abrantina e entre 1994 e 2000 foi presidente da Engil, SGPS.

Com este resultado foram também reeleitos como grão-mestres adjuntos Cipriano Oliveira (Loja Humanitas) e Luciano Pereira (Loja Vitória).

Ler mais

Exclusivos