"Não é nos baixos salários que se garante competitividade"

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje perante jovens empresários que não é nos "baixos salários" que se garante a competitividade das empresas.

"Que nunca pensem que é nos baixos salários que se garante a competitividade das empresas", afirmou Cavaco Silva.

O Chefe de Estado falava no encerramento do encontro "Jovens e o futuro da economia", promovido pela Presidência da República no Palácio de Belém, em Lisboa.

O Presidente disse que "o que se espera desta nova geração de empreendedores é que ela traga uma dinâmica refrescada", com "ambição, energia, audácia" e "novos modos de pensar e agir que contribuam para o aumento da competitividade".

Para que "Portugal vença as suas dificuldades" é necessário que se valorize socialmente "o empreendedorismo e o êxito empresarial", que os portugueses tenham "publicamente orgulho nos empresários que têm sucesso", defendeu.

"É preciso que a sociedade portuguesa tenha orgulho nos empreendedores que têm sucesso, como acontece nos países mais desenvolvidos, e que não tenha apenas orgulho nos seus futebolistas e nos seus artistas", sustentou.

Segundo Cavaco Silva, "uma sociedade que não premeia o mérito não tem nenhuma possibilidade de ascender à primeira divisão dos países desenvolvidos".

Nesse sentido, o Chefe de Estado considerou que "o empreendedorismo é a seiva de uma economia próspera", é um "fator essencial para o crescimento económico".

Cavaco Silva disse que os cerca de 50 jovens empreendedores com quem hoje esteve em Belém lhe "trouxeram uma forte dose de esperança no futuro", sentindo-se "mais seguro" depois deste contacto.

O Presidente considerou que a nova geração de empresários "vai provocar uma renovação do tecido empresarial que vai favorecer a renovação tecnológica e a competitividade" da economia portuguesa.

"A geração dos empresários da economia pós-'troika' não tem o sacrifício e a austeridade como meta", afirmou, considerando que, por outro lado, têm "como ambição, como meta, o sucesso, o êxito".