Morreu o militar de Abril Guilherme Conceição e Silva

O comandante Guilherme George Conceição e Silva, que chefiou a comissão de extinção da PIDE/DGS e fez parte dos governos de Vasco Gonçalves, morreu hoje, anunciou a Associação 25 de Abril.

Oficial da Marinha, este militar de Abril encontrava-se, em março de 1961, a bordo da fragata Nuno Tristão em Angola, no início da guerra, "e comandou a força de desembarque que protegeu as populações do Ambriz e Ambrizete", recorda a associação.

Guilherme George Conceição e Silva, licenciado em Direito, foi professor da Escola Naval e, após o 25 de Abril chefiou a comissão de extinção da PIDE/DGS.

Foi Secretário de Estado da Comunicação Social nos governos de Vasco Gonçalves, quando o ministro da pasta era o comandante Correia Jesuíno.

O funeral de Guilherme George Conceição e Silva realiza-se na segunda-feira, estando o seu corpo na capela do Cemitério Inglês.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.