Morreu antigo ministro João Oliveira Martins

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, enviou hoje uma mensagem de condolências à família do antigo ministro e deputado social-democrata João Maria Oliveira Martins, que hoje faleceu aos 77 anos.

Na mensagem, divulgada na página Internet da Presidência da República, o chefe de Estado destaca a "marca profunda" deixada pelo engenheiro que fez parte de dois dos seus governos. "Ao tomar conhecimento da morte do Engenheiro João Maria de Oliveira Martins apresento à família enlutada as minhas mais sentidas condolências.

Engenheiro de formação, João Maria de Oliveira Martins destacou-se na vida pública portuguesa como um governante e um gestor que, pela sua competência, pelo seu saber e pelos seus princípios, deixou em todos os que o conheceram uma marca profunda. Recordamo-lo saudosamente como um modelo de cidadão e homem público inteiramente dedicado ao seu País", pode ler-se.

O antigo ministro e deputado social-democrata faleceu hoje em Lisboa, vítima de doença prolongada, anunciou a família. João Oliveira Martins foi ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações entre 1985 e 1990, em dois executivos chefiados pelo então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva. Antes, o político natural de Esposende tinha já desempenhado o cargo de secretário de secretário de Estado das Comunicações e Transportes, entre 1970 e 1974.

Entre 1987 e 1994, o engenheiro civil, licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi deputado pelo PSD. O corpo de João Maria Oliveira Martins estará na Igreja do Campo Grande, com missa de corpo presente às 20:00. Na quinta-feira serão realizadas as cerimónias fúnebres em Esposende.

Ler mais

Exclusivos