Jorge Barreto Xavier substitui Francisco José Viegas

O Presidente da República vai dar posse, esta sexta-feira, a três novos secretários de Estado e a uma secretária de Estado que muda de pasta na sequência de uma separação das Finanças e do Tesouro.

Conforme consta da página oficial da Presidência da República, Jorge Barreto Xavier, professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e ex-diretor-geral das artes entre 2008 e julho de 2010, substitui Francisco José Viegas como secretário de Estado da Cultura.

Henrique Dias Grancho, da Direção Regional de Educação do Norte - e durante anos, presidente da Associação Nacional de Professores -, vai para o lugar de Isabel Silva Leite na secretaria de Estado do Ensino Básico e Superior.

Francisco José Viegas e Isabel Silva Leite saem do Governo a seu pedido, segundo fonte oficial do executivo.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu separar as pastas das Finanças e do Tesouro, que tinha como secretária de Estado Maria Luís Albuquerque. Esta ficará como secretária de Estado do Tesouro, e irá preparar o regresso de Portugal aos mercados, apurou o DN. Manuel Luís Rodrigues assumirá a nova Secretaria de Estado das Finanças e, apurou ainda o DN, terá responsabilidades nos processos de privatizações. O vice-presidente do PSD, que nos últimos dois anos esteve dedicado à carreira académica, pertenceu à equipa de Eduardo Catroga e Carlos Moedas que negociou, em nome do PSD, o Orçamento de Estado de 2011.

Na sexta-feira, às 12:30, no Palácio de Belém, para além dos três novos secretários de Estado, também Maria Luís Albuquerque tomará posse como secretária de Estado do Tesouro.