Jerónimo na manif em Alcântara e João Semedo no Porto

Os líderes do PCP e do Bloco de Esquerda (BE) estarão presentes nas manifestações de sábado convocadas pela CGTP, revelaram hoje ambos os partidos.

Uma delegação do PCP, encabeçada pelo secretário-geral comunista Jerónimo de Sousa, estará presente cerca das 15:30 em Alcântara, Lisboa, local onde marcará também presença a coordenadora do Bloco Catarina Martins.

O outro coordenador do BE, João Semedo, estará pela mesma hora na manifestação convocada pela CGTP para o Porto.

A CGTP marcou para sábado uma jornada nacional de luta contra a exploração e o empobrecimento que inclui manifestações no Porto e em Lisboa.

O protesto no Porto integra a travessia a pé da ponte do Infante e em Lisboa previa a travessia da ponte 25 de Abril.

Dado que o Governo não autorizou a travessia a pé da ponte 25 de Abril, alegando questões de segurança, a central sindical optou por uma concentração em Alcântara, que deverá contar com a participação de "milhares de pessoas".

Muitas destas pessoas vão deslocar-se para a capital em autocarros, que vão atravessar a Ponte 25 de Abril com protestos sonoros.

"Está prevista a chegada a Lisboa de centenas de autocarros e muitas pessoas já manifestaram intenção de participar no protesto, seguindo nos seus próprios carros, para depois integrarem a concentração", disse Arménio Carlos à agência Lusa.

O secretário-geral da CGTP conta ter "uma grande jornada de luta" no sábado e promete anunciar outros protestos contra as novas medidas de austeridade previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2014.

Ler mais

Exclusivos