Henrique Neto avança com candidatura às presidenciais

Socialista e grande crítico de José Sócrates, Henrique Neto é o primeiro a apresentar-se à corrida a Belém. O projeto está a ser pensado há cerca de um ano e é oficializado na quarta

O socialista Henrique Neto, de 78 anos, é o primeiro nome a avançar para as presidenciais que se realizam no próximo ano, apurou o DN. A apresentação da candidatura será feita nesta quarta-feira no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, não muito longe do Palácio de Belém que pretende vir a ocupar.

O convite para a apresentação da candidatura já começou a ser enviado, mas sem referir o nome de Henrique Neto, que é descrito como "um cidadão que, na sua vida profissional, se destacou pela sua competência e capacidade de concretização, tendo levado o nome de Portugal a níveis de referência mundiais".

"Com provas dadas ao longo da sua vida, com um trajeto de posições políticas frontais e claras, há muito que defende a necessidade de introduzir profundas alterações no sistema político, de modo a fazer dele uma referência de cidadania lúcida, exigente e ativa", refere também o convite.

Segundo o DN apurou, a candidatura do antigo deputado do Partido Socialista está a ser pensada há cerca de um ano e conta com o apoio de um grupo de pessoas que, em conjunto com Henrique Neto, têm estado a preparar uma visão de futuro para o país e sobre que tipo de presidente da República este quer ser.

Leia mais na edição impressa ou no epaper do DN.

Exclusivos