Faleceu um dos fundadores do PEV

Um dos fundadores do Partido Ecologista "Os Verdes", Rui Castelhano, morreu ontem. Integrava desde a fundação do PEV, em 1982, o seu Conselho Nacional.

Em comunicado às redações, o PEV transmitiu a sua tristeza e pesar pelo falecimento de Rui Castelhano, engenheiro químico de 81 anos e fundador do partido.

O PEV destacou a sua "participação cívica e ação democrata", anterior até ao 25 de Abril, e as suas intervenções "acutilantes e cheias de humor" nas reuniões da direção. O partido tinha realizado uma homenagem a Rui Castelhano na última Convenção, em Maio de 2012.

O velório realizar-se-á amanhã, sábado, a partir das 18h, na capela de S. João de Deus (Praça de Londres), em Lisboa. Já o funeral realizar-se-á no domingo, com partida às 13:30h da capela para o crematório do Alto de São João.

Ler mais

Exclusivos

Premium

robótica

Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática

Os robôs chegaram aos jardins-de-infância e salas de aula de todo o país. Seja no âmbito do projeto de robótica do Ministério da Educação, da iniciativa das autarquias ou de outros programas, já há dezenas de milhares de crianças a aprender os fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional em Portugal.

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...