Faleceu um dos fundadores do PEV

Um dos fundadores do Partido Ecologista "Os Verdes", Rui Castelhano, morreu ontem. Integrava desde a fundação do PEV, em 1982, o seu Conselho Nacional.

Em comunicado às redações, o PEV transmitiu a sua tristeza e pesar pelo falecimento de Rui Castelhano, engenheiro químico de 81 anos e fundador do partido.

O PEV destacou a sua "participação cívica e ação democrata", anterior até ao 25 de Abril, e as suas intervenções "acutilantes e cheias de humor" nas reuniões da direção. O partido tinha realizado uma homenagem a Rui Castelhano na última Convenção, em Maio de 2012.

O velório realizar-se-á amanhã, sábado, a partir das 18h, na capela de S. João de Deus (Praça de Londres), em Lisboa. Já o funeral realizar-se-á no domingo, com partida às 13:30h da capela para o crematório do Alto de São João.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

O Banco de Portugal está preso a uma história que tem de reconhecer para mudar

Tem custado ao Banco de Portugal adaptar-se ao quadro institucional decorrente da criação do euro. A melhor prova disso é a fraca capacidade de intervir no ordenamento do sistema bancário nacional. As necessárias decisões acontecem quase sempre tarde, de forma pouco consistente e com escasso escrutínio público. Como se pode alterar esta situação, dentro dos limites impostos pelas regras da zona euro, em que os bancos centrais nacionais respondem sobretudo ao BCE? A resposta é difícil, mas ajuda compreender e reconhecer melhor o problema.