Ex-Presidentes na comissão de Nóvoa pressionam Costa

Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio presidem à Comissão de Candidatura do candidato independente. Lista de apoiantes inclui vários ex-ministros do PS e fica em aberto

António Sampaio da Nóvoa apresenta amanhã, numa sessão em Sintra, a presidência da sua Comissão de Candidatura às eleições presidenciais com três nomes de peso: Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio. Colocando pressão em António Costa.

O apoio formal dos três ex-chefes de Estado já tinha sido antecipado, mas, depois de semanas em que a dúvida se instalou no PS - com o eventual avanço da atual deputada Maria de Belém a fazer vacilar a direção de António Costa -, o candidato independente joga a cartada de ter consigo os três presidentes da República eleitos depois do 25 de Abril (com a exceção óbvia do atual inquilino de Belém, Cavaco Silva).

O trunfo de Sampaio da Nóvoa é alto e inscreve-se na linha do que o próprio secretário-geral do PS definiu como o candidato a apoiar pelos socialistas. António Costa afirmou na sua Agenda para a Década que, "com um valioso património" na Presidência da República, "que se iniciou com o apoio à candidatura do general Ramalho Eanes em 1976, o PS apoiará ativamente um candidato oriundo da sua área política que honre, renove e atualize a herança notável dos dois presidentes da República [socialistas], Mário Soares e Jorge Sampaio".

Leia mais na edição imprensa ou em DN e-paper.

Exclusivos