Ex-governante não recorda com quem esteve da Freeport

Rui Nobre Gonçalves confirmou esta manhã em tribunal que José Sócrates esteve numa reunião com os promotores do Freeport, mas não se recorda quem esteve em representação da empresa britânica.

Na oitava audiência do caso Freeport, que está a ser julgado no Tribunal do Barreiro, o antigo secretário de Estado do Ambiente confirmou esta manhã que o ministro do Ambiente da altura participou na reunião, juntamente com o presidente da Câmara de Alcochete da época, José Dias Inocêncio, que pediu (de acordo com Rui Gonçalves) a reunião. Mas do outro lado, dos promotores do projeto, a testemunha de acusação disse não se recordar. "Honestamente não me recordo quem esteve."

Essa reunião realizou-se em março de 2002, no Ministério do Ambiente, entre um primeiro chumbo à declaração de impacte ambiental, em dezembro de 2001, e a sua aprovação a três dias das eleições legislativas de março de 2002, pelo punho de Rui Gonçalves.

Na inquirição, o ex-secretário de Estado insistiu que os procedimentos no processo foram os corretos e que a reunião realizada terá sido para "fazer sentir ao Ministério do Ambiente a importância".

De resto, Rui Gonçalves disse nunca ter ouvido falar de pagamentos no processo e negou conhecer qualquer pessoa chamada de "Pinóquio". Quanto ao facto de documentos da acusação mencionarem a data exata em que seria tornado público a declaração de impacte ambiental, o ex-secretário de Estado notou que se tratou de "pura coincidência". "Nessa altura, já estaria concluído o processo", uma vez que os "prazos estão estabelecidos por lei e as comissões estão em contacto com os proponentes", rematou.

Exclusivos

Premium

Clássico

Mais de 55 milhões de euros separam plantéis de Benfica e FC Porto

Em relação à época passada, os encarnados ultrapassaram os dragões no que diz respeito à avaliação do plantel. Bruno Lage tem à sua disposição um lote de jogadores avaliado em 310,7 milhões de euros, já Sérgio Conceição tem nas mãos um grupo que vale 255,5 milhões. Neste sábado, no Estádio da Luz, defrontam-se pela primeira vez esta temporada.