Cultura e empresas no roteiro de Cavaco Silva

O Presidente da República visita amanhã os concelhos de Penela (Coimbra), Vagos, Águeda e Albergaria-a-Velha (Aveiro).

Este roteiro de Cavaco Silva inclui a inauguração da requalificação de um cineteatro e a sede de um núcleo empresarial. Em Penela, onde é esperado pelas 10:30, visita o Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut, que reúne um espólio de monografias da biblioteca daquele professor catedrático, falecido em 1995 e centenas de livros e publicações da quase totalidade dos municípios portugueses.

Em seguida o PR visita a SmArtes-Casa das Indústrias Criativas, projeto da autarquia local situado no centro histórico da vila, que alberga empresas nas áreas do 'design', publicidade e novas tecnologias, entre outras.

Em Vagos, paragem seguinte do roteiro, o Presidente da República inaugura a nova sede do Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA), um edifício multifuncional que, além de gabinetes para empresas e de um espaço para exposição dos seus produtos, compreende um auditório, uma agência bancária, posto médico, creche e cantina social.

Prosseguindo no contacto com a realidade empresarial, Cavaco Silva visita depois, na Zona Industrial de Vagos, a Grestel, empresa de louça e utensílios de cozinha em grés, que começou em 1998 a laborar com 12 trabalhadores numa pequena fábrica e emprega hoje mais de 150 trabalhadores.

Em Valongo do Vouga, Águeda, Cavaco Silva visita a Aguimóveis, uma empresa que começou pela conceção de móveis e cujo universo, hoje repartido pela Aguicasa e Aguiexpo, estende-se à construção de casas de madeira, à decoração de espaços comerciais e desenvolvimento de "showrooms".

Já os procedimentos na Câmara de Águeda, cuja modernização administrativa tem sido premiada e alvo da curiosidade de outras entidades, nomeadamente estrangeiras, estão também na rota do Chefe de Estado.

Cavaco Silva vai ouvir o presidente da Câmara, Gil Nadais, descrever o projeto do Município de Águeda para agilizar processos e dar uma resposta rápida e eficaz, como o "licenciamento na hora", facilitando os investimentos no Concelho, pela redução de custos que representa para os empresários.

Ainda no distrito de Aveiro, o Presidente da República desloca-se depois ao vizinho concelho de Albergaria-a-Velha, onde inaugura a recuperação do Cine-Teatro Alba, casa de espetáculos construída em 1950.

As obras tiveram início em 2010, sob traço do arquiteto Rui Rosmaninho, que optou por manter elementos de valor arquitetónico da construção original. Com a renovação do auditório foi construída uma nova caixa de palco, zonas técnicas e camarins e acrescentados novos espaços, como uma sala de café-concerto e um salão polivalente.

Além de intervir na sessão solene no renovado auditório, o Presidente da República percorre a exposição de memórias daquela casa de espetáculos, com objetos e imagens dos principais momentos da sua história.

Exclusivos