"Coesão social é um suporte da nossa democracia"

Primeiro-ministro defende a importância da "preservação do modelo social europeu" e pretende canalizar mais investimento para projetos de solidariedade. Sobre a visita da troika a Portugal, nem uma palavra.

Pedro Passos Coelho destacou este sábado no Congresso da Economia Social, que decorreu no Estoril, a importância de "valorizar a economia social" para suprir necessidades coletivas de forma "mais descentralizada", defendendo, por isso, a canalização de verbas estatais e de fundos europeus para a criação de uma "malha de solidariedade mais fina e mais próxima" no País.

"O Governo tem vindo a trabalhar numa série de parcerias, celebradas entre o Estado, as autarquias e instituições particulares de solidariedade social (IPSS), porque esta é uma função que não cabe a uma só entidade", frisou o primeiro-ministro, observando, por outro lado, que espera que o "contributo mais expressivo" deste setor para o crescimento económico português.

"A coesão social é um dos mais importantes suportes na nossa democracia e, nesse sentido, devemos aumentar a eficácia do investimento no domínio social e adaptá-lo às necessidades que estão em constante mutação", sustentou o chefe do Governo, que vincou a importância da "cooperação" com todos os parceiros sociais para a implementação de projetos e para a criação de emprego neste domínio, identificando ainda o "modelo social europeu" como algo "a preservar".

À margem deste evento, o líder do Executivo PSD/CDS escusou-se a comentar a visita da troika a Portugal, que teve início na segunda-feira, a três semanas do início do oitavo exame regular ao Programa de Assistência Económica e Financeira.

Exclusivos

Premium

Clássico

Mais de 55 milhões de euros separam plantéis de Benfica e FC Porto

Em relação à época passada, os encarnados ultrapassaram os dragões no que diz respeito à avaliação do plantel. Bruno Lage tem à sua disposição um lote de jogadores avaliado em 310,7 milhões de euros, já Sérgio Conceição tem nas mãos um grupo que vale 255,5 milhões. Neste sábado, no Estádio da Luz, defrontam-se pela primeira vez esta temporada.