Cavaco convoca Conselho de Estado para dia 20 às 17h

O Presidente da República, Cavaco Silva, convocou o Conselho de Estado para a próxima segunda-feira, dia 20, às 17.00, anuncia a Presidência da República no seu site de internet esta manhã.

O tema da ordem dos trabalhos é, segundo esta fonte oficial, "Perspetivas da Economia Portuguesa no Pós-Troika, no Quadro de uma União Económica e Monetária Efetiva e Aprofundada".

O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, sendo por ele presidido. A este grupo de pessoas compete aconselhar o chefe do Estado, sempre que ele assim o solicite.Segundo a Lusa, esta será a décima reunião do Conselho de Estado desde que Cavaco Silva é Presidente.

Do atual Conselho de Estado fazem parte figuras como os ex-presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, o presidente do governo regional da Madeira Alberto João Jardim, o economista Vítor Bento, o neurocirurgião João Lobo Antunes, o professor Marcelo Rebelo de Sousa, o ex-primeiro-ministro Francisco Balsemão, o ex-deputado do PS Manuel Alegre ou o ex-líder do PSD Marques Mendes.

Este garantira já, no seu espaço de comentário na SIC, que Cavaco Silva iria convocar em breve os seus 19 conselheiros de Estado. Manuel Alegre, histórico socialista, parece não ter gostado e criticou Marques Mendes por se "autoproclamar porta-voz" do Conselho de Estado.

Ler mais

Exclusivos