Cavaco condecorou Santana cinco anos depois. Sócrates está à espera há três

Ex-governante socialista, Ascenso Simões, envia carta ao Presidente da República para que se deixe de "preconceitos" e condecore Sócrates. Eduardo Catroga considera não atribuição "normal" e Manuel Alegre "inadmissível"

Dos 12 antigos primeiros-ministros em governos constitucionais, só um é que ainda não foi agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo: o socialista José Sócrates. A espera tem três anos. Não é a mais longa, mas mesmo assim está a indignar alguns socialistas.

A distinção é a maior condecoração por serviços prestados ao país e levou o antigo secretário de Estado de Sócrates, Ascenso Simões, a enviar uma carta de indignação ao atual Presidente, Cavaco Silva, pedindo que elimine "todos os preconceitos" contra o antigo primeiro-ministro e atribua a condecoração.

Na carta - enviada ontem para Belém -, o atual administrador da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) diz ao Presidente que "muitos portugueses começam a questionar-se sobre as razões" que levam Cavaco a não atribuir esta distinção. Diz ainda que independentemente das "interpretações muito pessoais" que o Presidente possa fazer dos governos Sócrates, o antigo chefe de governo "merece" a distinção, pois foi "sempre defensor intransigente do interesse nacional".

José Sócrates já deixou de ser primeiro-ministro há três anos e quatro meses. O social-democrata Pedro Santana Lopes teve de esperar cinco anos até que Cavaco Silva lhe desse a distinção.

Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN

Exclusivos

Premium

Clássico

Mais de 55 milhões de euros separam plantéis de Benfica e FC Porto

Em relação à época passada, os encarnados ultrapassaram os dragões no que diz respeito à avaliação do plantel. Bruno Lage tem à sua disposição um lote de jogadores avaliado em 310,7 milhões de euros, já Sérgio Conceição tem nas mãos um grupo que vale 255,5 milhões. Neste sábado, no Estádio da Luz, defrontam-se pela primeira vez esta temporada.