Candidatos às europeias na Associação 25 de Abril

Os cabeças de lista às eleições europeias, exceto Marinho Pinho (MPT), vão participar nos almoços organizados semanalmente na Associação 25 de Abril, com o primeiro a juntar quarta-feira os dos partidos com assento parlamentar (PSD/CDS, PS, PCP e BE).

A informação foi dada no almoço desta quarta-feira pelo seu organizador, António Colaço, durante o apelidado "Animado Almoço" com cinco dos seis capitães de Abril que estavam no posto de comando da Pontinha na madrugada de 25 de abril de 1974.

Assim, a próxima quarta-feira será a primeira ocasião em que Paulo Rangel (PSD/CDS), Francisco Assis (PS), João Ferreira (CDU) e Marisa Matias (BE) estarão juntos num debate sobre as europeias.

Nas semanas seguintes irão os restantes cabeças de lista, porque "todos têm o mesmo estatuto" para a Associação 25 de Abril mas não era possível juntá-los naquele espaço no mesmo dia, explicou o seu presidente, Vasco Lourenço.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.