Alqueva: PS quer ouvir CGD, ministro e promotores

O PS quer que o ministro da Economia, a CGD e os promotores do maior complexo turístico para o Alqueva prestem esclarecimentos no Parlamento sobre a paragem daquele investimento.

"Parece-nos muito difícil de entender como é que Caixa Geral de Depósitos é tão célere a decidir financiar uma operação de mercado como a OPA da Brisa ou a vender a sua participação de capital na Cimpor e depois é tão exigente e tão pouco flexível no financiamento de um projeto que é um projeto verdadeiramente estruturante para o desenvolvimento do Alqueva", afirmou Carlos Zorrinho.

O líder da bancada do PS, que falava aos jornalistas na sede socialista, em Lisboa, defendeu que o projeto é "estruturante" para o "desenvolvimento daquele grande espaço, um projeto criador de emprego e fixador de pessoas e de riqueza numa zona de alto potencial do nosso país".

O PS vai requerer a presença do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, da Caixa Geral de Depósitos e dos promotores do projeto.

Zorrinho disse ainda "estranhar" que o ministro da Economia "não tenha tido uma hora para "receber o promotor do investimento da RPP em Abrantes, que previa mil milhões de investimento e uma forte criação de postos de trabalho".

Os promotores do maior complexo turístico para o Alqueva, liderados por José Roquette, afirmaram hoje que o processo de insolvência apresentado em tribunal implica o fim do projeto e a perda de 500 postos de trabalho.

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

Navegantes da fé

Este livro de D. Ximenes Belo intitulado Missionários Transmontanos em Timor-Leste aparece numa época que me tem parecido de outono ocidental, com decadência das estruturas legais organizadas para tornar efetiva a governança do globalismo em face da ocidentalização do globo que os portugueses iniciaram, abrindo a época que os historiadores chamaram de Descobertas e em que os chamados navegantes da fé legaram o imperativo do "mundo único", isto é, sem guerras, e da "terra casa comum dos homens", hoje com expressão na ONU.