Governo quer criar um Campus da Saúde Militar no Lumiar

O futuro hospital único das Forças Armadas (HFA) vai ser instalado no Lumiar, com o objectivo de aí "criar um Campus da Saúde Militar", anunciou esta quarta-feira o ministro da Defesa.

José Pedro Aguiar-Branco, que intervinha na Comissão parlamentar de Defesa, sublinhou que o serviço de urgência no Lumiar (hospital da Força Aérea) vai manter "o que há na Estrela" (hospital do Exército).

Acresce que haverá protocolos com hospitais civis para dar resposta a casos sem resposta naquele serviço, que o Exército classifica como sendo uma "urgência básica mais".

Quanto ao Campus, Aguiar-Branco explicou que "a ideia" passa por agrupar no Lumiar a Escola do Serviço de Saúde Militar, o hospital de campanha (Exército) e os centros de medicina aeronáutica (que já lá está) e hiperbárica (Marinha), entre outras estruturas.

No plano político, Aguiar-Branco criticou o anterior Governo por, nessa como noutras áreas), não ter tomado as decisões que se impunham. "Porque é que não decidiram?", perguntou o ministro ao deputado socialista Marcos Perestrello, ex-secretário de Estado da Defesa.

Aos jornalistas, precisou que as divergências entre os ramos (Exército de um lado, Marinha e Força Aérea do outro) foram ultrapassadas "com o consenso [resultante da decisão] do ministro".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG