Governo deve reaver 4,4 milhões dados à Lusoponte

O secretário de Estado dos Transportes disse hoje esperar que o Governo recupere até 31 de março o valor atribuído em 2011 à Lusoponte pela não cobrança em agosto de portagens na Ponte 25 de Abril.

O valor -- 4,4 milhões de euros -- deverá ser descontado nas compensações financeiras que o Estado tem de fazer à concessionária da ponte depois de assinado o nono Acordo de Reequilíbrio Financeiro, ainda este mês.

"Na próxima data de pagamento, no momento em que o acordo de reequilíbrio financeiro estiver assinado, o Estado vai fazer a necessária compensação, reduzindo os pagamentos à Lusoponte em 4,4 milhões de euros", disse Sérgio Monteiro, à entrada de uma visita ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

Segundo explicou, o Estado paga as compensações -- "decididas por Governos anteriores e por coisas tão diferentes como a manutenção das salinas do Samouco ou a alteração da classificação dos monovolumes da classe 2 para a classe 1" -- em duas datas: setembro e março.

"Infelizmente em setembro não foi possível fazer a compensação porque o acordo ainda não estava assinado, portanto será agora em março", sublinhou o secretário de Estado.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG