Gaspar promete saída da 'troika' em junho de 2014

O ministro das Finanças prometeu hoje no debate das moções de censura que a "troika sairá de Portugal em Junho de 2014", se o Programa de Ajustamento prosseguir tal como tem vindo a ser implementado pelo Governo. "É crucial para o Portugal livrar-se da troika o mais depressa possível."

Vítor Gaspar garantiu que, continuando Portugal a seguir as atuais soluções, então entrar-se-à num "círculo virtuoso de credibilidade e de acesso aos mercados". Mas "o caminho é estreito", avisou. Numa segunda intervenção, admitiria que "tem imensas dúvidas" e procura "ouvir com atenção". Neste passo citaria, "de cor", Bertrand Russel: "Os que sabem estão cheios de dúvidas enquanto os ignorantes estão cheios de certeza." Fê-lo em resposta a Honório Novo (PCP), que o qualificou de "senhor ministro da extrema-direita económica".

O titular da pasta das Finanças - para quem o povo português se revelou como "o melhor povo do mundo e o melhor ativo" do País - analisou a "possibilidade" - e se não for isso "não passa de teatro e de pantominice" - de uma renegociação da dívida (que o PCP e o BE defendem).

"A crise agravar-se-ia, o investimento ainda mais", existiria uma "possibilidade de banca rota", seria uma "rutura descontrolada", com um "colapso generalizado na confiança nos partidos" e uma "capacidade muito limitada" de participação de Portugal "na construção europeia".

"Esta alternativa perpetuaria a presença da troika em Portugal. Iríamos de intervenção em intervenção, de renegociação em renegociação", avisou. O Governo, pelo contrário luta por "um Portugal moderno, aberto, com oportunidades para todos, estável e democrático".

Antes dele, Francisco Assis - cuja intervenção fez levantar a bancada socialista - disse que "este Governo na verdade merece ser censurado". Acusando a "extrema esquerda de ser útil à direita", Assis afirmou que o PS, ao optar pela abstenção, faz uma "dupla recusa: do caminho do desastre e do caminho que não sabemos onde nos conduziria".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG